Resumo do Livro Correndo Contra o Destino – Raul Drewnick

Resumo do Livro Correndo Contra o Destino

Confira o Resumo do Livro Correndo Contra o Destino. Uma menina pobre e moradora de uma favela conseguirá enfrentar preconceitos e tornar-se uma fera do atletismo? Para realizar o sonho de ser uma grande desportista, Sueli tem que lutar contra a discriminação e a pobreza. Para vencer, além de grande força de vontade, ela conta com a ajuda dos amigos. A seguir acompanhe o resumo do desenrolar desse fantástico livro.

Sinopse do Livro Correndo Contra o Destino

Resumo do Livro Correndo Contra o Destino
Capa do Livro Correndo Contra o Destino

Correndo contra o destino conta a história de Sueli, menina pobre, negra, malnutrida e moradora de um barraco de favela com seus seis irmãos. A situação é agravada pela situação do pai de Sueli, um homem em constante estado de embriaguez, inapetente para o trabalho e péssimo pai, que maltrata a própria família. Sueli tem todas as condições de tornar-se uma atleta de primeira linha. Para realizar o sonho de ser uma grande desportista, ela tem que lutar contra a discriminação e a pobreza. Para vencer, além de grande força de vontade, ela conta com a ajuda dos amigos. Acompanha suplemento de atividades.

Resumo do Livro Correndo Contra o Destino

O livro conta a história de Pascoal e sua família: sua esposa Marta e os filhos João Marcos e Cássia. Eles se mudam para o Jardim Itapetininga, e Marta reclama que o bairro é um local violento onde só tem bandidos. Pascoal não dá muita atenção no início e logo monta seu próprio negócio: uma mercearia no bairro. O movimento vai bem quando de repente aparece uma criança e rouba dois pacotes de biscoitos. Pascoal tenta correr, mas já era tarde.

Com vários outros acontecimentos, discussões com a esposa por causa de suas reclamações sobre o bairro, Pascoal e sua família vivem muitas emoções, até conhecerem Sueli, uma menina de fibra que sonha em ser atleta. Ela é como uma flecha na pista e uma das melhores alunas do professor Adauto. Sueli mora na favela do bairro e tem seis irmãos e um pai que nem aparece em casa, mas a menina não perde o ânimo de realizar seus sonhos.

A vida da família de Pascoal se cruza com os sonhos de Sueli, e após vários momentos, cenas, emoções, o leitor se vê envolvido com a narrativa de Raul, que usa o esporte como ponto forte em seus livros.

Eu nunca tinha lido muitos livros desse gênero envolvendo esportes, mas Running Against Destiny foi uma sensação ótima e acho que valeu muito a pena ler esse livro. O tema não se torna forçado e nada monótono para o livro. Simplesmente “casa” com a história da família de Sueli e Pascoal, além de envolver todos os acontecimentos do Jardim Itapetininga. Fiquei muito feliz com os capítulos do livro. Além de pequenos, não cansam o leitor e ainda despertam aquela famosa frase: “Só mais um capítulo!”.

E à medida que avançamos na história, Raul nos faz sentir os dramas de Sueli, suas tristezas, o desrespeito do pai pela mãe, a fome que seus irmãozinhos passam. Tudo isso é muito real e vemos que Drewnick realmente se inspirou com a situação que parte do Brasil está passando. O preconceito das minorias com as pessoas que moram nas favelas – que no livro, Raul usa a personagem Marta como uma pessoa preconceituosa com as favelas e tal – Fome nas casas dos pobres que não são alcançados pelo apoio do governo. Tudo isso Raul discute em seu livro de forma encantadora, agregando na vida de Sueli.

Com os personagens podemos identificar muitas pessoas na vida real: Marta, a mulher de Pascoal lembra o tipo de pessoa preconceituosa mas isso se resolve no decorrer do livro, Sueli, uma adolescente que mora na favela, mas deixa claro que não desiste dos seus sonhos e de uma vida melhor para sua família; Pascoal, gentil e que ajuda Sueli em tudo que ela precisa, além de apoiar ações sociais nas favelas; João Marcos e Cássia, que são, no livro, exemplos de crianças que serão os atletas do futuro, mesmo que muitas vezes errem uma jogada no tênis ou uma corrida na natação.

Correndo Contra o Destino é um livro que merece ser lido. Não tem como não se deixar conquistar pela história de Sueli, suas vitórias – e às vezes derrotas -, sua determinação, sua fibra, sua força de viver e de realizar seus sonhos. Ela é uma das minhas personagens favoritas do livro.

Resumo do Livro Correndo Contra o Destino – Conclusão:

Ao chegar ao fim do nosso artigo de hoje, esperamos ter ajudado com o resumo do livro Correndo Contra o Destino e a sinopse de bônus, se você gosta de conferir um resumo do livro que pretende ler. Conte para nós nos comentários o que você achou do resumo que preparamos!

Confira Também: Frases do Livro Cinquenta Tons de Liberdade.